Presidente do Legislativo Municipal, Antonio Carlos Rezende elogiou a iniciativa da Administração Municipal em procurar uma alternativa para valorização desses profissionais. “Essa reunião esclareceu algumas dúvidas que tínhamos. Sabemos que todo concurso tem regras que precisam ser seguidas. A intenção da Seduc foi de formar as atendentes de educação com curso de magistério, o que é muito bom, mas que não dá direito de exercer outro cargo senão aquele ao qual elas prestaram concurso específico. O plano de Carreira é uma ótima opção para a categoria”.
Após a explanação, os vereadores puderam opinar e tirar dúvidas sobre o assunto. Participaram da reunião também os vereadores Antonio Cavalcante da Silva (Toninho Cavalcante), Esmeraldo Vicente dos Santos (Dinho), Euvaldo Reis dos Santos Menezes (Vitrolinha), Francisco Rodrigues Bonito Neto (Chiquinho do Caiçara), Heitor Orlando Sanchez Toschi (Totô Toschi), Hugulino Alves Ribeiro (Hugu Ribeiro), Katsu Yonamine, Leandro Rodrigues Cruz (Leandro do Avelino), Marco Antonio de Sousa (Marquinho) e Paulo Emílio de Oliveira.
Plano de Carreira – A Seduc iniciou a discussão do Plano de Carreira dos Profissionais da Educação, que beneficiará os Atendentes de Educação II, ou seja, os que possuem curso técnico ou superior na área pedagógica e técnicos pedagógicos desportivos. No total são 39 representantes das unidades escolares, que serão divididos em grupos para discussões de temas.
O cronograma de reuniões com os grupos de estudos começa em junho e segue até agosto. A plenária com discussão final do tema deve ocorrer no dia 22 de setembro, reunindo todas as propostas foram aprovadas pelos representantes dos atendentes de educação II nas reuniões.
Em Praia Grande, o quadro de servidores municipais conta, atualmente, com 1.420 Atendentes de Educação II (que possuem magistério). A maioria atua nas creches municipais, acompanhando as crianças nas atividades diárias, como refeições, na higiene pessoal dos alunos (banho, troca de fraldas, escovação), e em atividades recreativas.
Acredito que é válido a formação em magistério das Atendentes de Educação. É muito fácil chamar todos os envolvidos na rotina dos alunos de "educadores de apoio", mesmo não sendo preparados para interagir com o proposta pedagógica da escola. O carinho, dedicação e amor no serviço é muito importante, mas a formação também é. O bom seria se houvesse qualificação para TODOS os cargos envolvidos e que esta qualificação não signifique DESVIO DE FUNÇÃO.
ResponderExcluirAgora que o caso está esclarecido, mereciamos que a mídia desse o mesmo destaque que foi dado na hora que a questão foi levantada.
abraços
Willian Santana
EStou cansado de ouvir que nos atendentes fomos beneficiados com o curso de Magistério, curso no qual passei dois anos da minha vida me dedicando e por final passou gatos e cahorros, pois o curso já estava pago para o total de atendentes escritos, lembrando que existe a lei, que obriga que as pessoas para trabalhar com criança tem que ter no mínimo uma formação de Magistério ou seja ou capacitava os atendentes ou teria que fazer outro concurso exigindo capacitação e colocaria onde os atendentesI assim reconhecidos hoje.
ResponderExcluirAgora acham que a tábua de salvação da humanidade é esse plano de carreira administrativo que benefícia somente a classe II de atendentes elaborado a longo prazo , pois bem hoje se por necessidade precisar me aposentar receberei um salário de 589,93 meu sálario base
e ainda terei que trabalhar muito mais que um "professor" se isso eu já não fizesse todos os dias. Só sabe o que é cuidar e Educar quem passou pelas entranhas de uma creche. Se poder eu tivesse com certeza estipularia o sálario dos vereadores idem ao meu e teria a certeza que muitos ali não estariam já que muitos deles fazem da política um investimento financeiro, é!!, e isso é fato pois começam com uma casinha muito engraçado sem teto e sem nada e terminam seus mandatos com lotes de terras, e várias casinhas, que com esse meu salário jamais terei uma se quer!!, ah!! e só lembrando com esse sálario base não conseguiria paga meus estudos, claro pois tenho que me aperfeiçoar na área a qual escolhi me dedicar "EDUCAÇÂO", fica registrado meu desabafo