terça-feira, 24 de maio de 2011

União dos Vereadores da Baixada Santista debate saúde metropolitana

A convite do coordenador da Agência de Saúde da Baixada Santista, David Uip o vereador Leandro Rodrigues Cruz e os demais membros da Comissão de Saúde da União dos Vereadores da Baixada Santista participaram de reunião realizada nesta segunda-feira em Praia Grande.
Durante o evento diversos temas sobre a saúde da Baixada Santista foram discutidos entre eles a possibilidade do pronto-socorro do Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos, tornar-se um serviço referenciado. Outra intenção é a de que o hospital se torne referencia em ortopedia.
No entanto, para que a mudança seja efetivada ela deverá ser aprovada pelos nove municípios da Baixada Santista, para isso o assunto deverá ser levado para discussão das coordenadorias do HGA e do Hospital Regional de Itanhaém.
Se aceita a alteração o hospital passará a atender somente pacientes encaminhados por outros serviços de saúde. De acordo com o diretor do Departamento Regional de Saúde, Marco Botteon, a mudança será positiva, pois implicará na liberação de mais leitos para cirurgias eletivas de média e alta complexidade.
Ainda no encontro foi aprovada proposta para de implantação de um Centro de Terapia Renal Substitutiva dentro do Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande.
Segundo o secretário de Saúde Pública do Município, Adriano Springmann Bechara, a cidade tem todas as condições para abrigar um serviço de hemodiálise. “Há espaço no hospital Irmã Dulce que pode ser usado especificamente para este atendimento. Temos uma localização estratégica e isso precisa acontecer com a máxima urgência. Além dos pacientes de Praia Grande, esse serviço vai beneficiar toda a região”, comentou.
Outro tema que gerou uma série de reclamações e solicitações de medidas emergenciais foi a carência de leitos em UTI na Baixada Santista, na ocasião o presidente da Comissão de Saúde da Uvebs, o vereador do Guarujá, Walter Sumam levantou sugestões para o problema e foi convidado a elaborar uma proposta para a próxima reunião da Agência de Saúde que acontecerá em São Vicente e ainda não tem data definida.
“Eu acredito que seja importante pensarmos em medidas para a desospitalização, pois mantendo as unidades superlotadas fatalmente o atendimento oferecido não será adequado. Uma das soluções que eu acredito que devam ser estudadas é o serviço de home care, onde o paciente tem toda assistência em sua própria casa”, comentou Sumam.
O aumento de salário para médicos, o comprometimento do Governo do Estado em custear o aluguel da maternidade do Hospital São José, em São Vicente, também foram temas discutidos.
Participaram do encontro o coordenador da agência, David Uip, secretários de saúde e secretários de saúde das nove cidades e os prefeitos de Praia Grande, Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá, respectivamente, Roberto Francisco dos Santos, Milena Bargieri, João Carlos Forssell e Paulo Wiazowski Filho; além dos vereadores Leandro do Avelino, Walter Sumam e Renato Faustino representando a União dos Vereadores da Baixada Santista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário