terça-feira, 31 de maio de 2011

União de Vereadores aprova saúde de PG






Comitiva se impressionou com infraestruturas do Hospital Irmã Dulce e do AME

Representantes da União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS) se disseram impressionados com as estruturas e serviços do Hospital Irmã Dulce e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Praia Grande. Antes de visitar unidades do Município, na última quinta-feira (26), vereadores de quatro cidades da região se reuniram com o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Adriano Springmann Bechara, que foi cumprimentado pela atuação na pasta. A visita é a segunda que a comitiva realiza e deve ocorrer nas nove cidades.

Comandada pelo presidente da entidade, Leandro Rodrigues Cruz, o Leandro do Avelino, vereador de Praia Grande, o grupo foi composto pelos vereadores Caio França (São Vicente), Rafael Redó (Mongaguá) e Walter Sumam (Guarujá).

Na sede da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), o secretário abordou a situação da saúde no Município, apontando problemas e qualidades do setor. “A gestão compartilhada com o complexo de saúde Irmã Dulce nos permite dar um atendimento de excelente qualidade não só a moradores de Praia Grande, mas de todos municípios vizinhos. A questão que mais afeta a prestação do serviço em geral está na atenção básica. A falta de médicos, comum a todos municípios brasileiros, é o principal problema”, disse Bechara.

O primeiro local visitado foi o AME, no Bairro Mirim, onde os vereadores encontraram uma reclamação inusitada: a dificuldade de lotação da unidade. Embora os serviços sejam considerados exemplares, até melhor que em muitas instituições particulares, as constantes faltas de pacientes às consultas médicas não está permitindo que o ambulatório atinja a meta de atendimentos por mês. Pela proposta da Secretaria de Estado da Saúde, a meta mensal deveria ser de 10 mil pacientes, mas até o momento o patamar não ultrapassou os 8 mil atendimentos.

Solução - Segundo a direção do AME, o motivo do absenteísmo nas consultas são incertos, podendo estar nos setores de regulação e agendamento das secretarias de saúde dos municípios vizinhos. Não se sabe se os pacientes faltam porque não recebem a informação correta sobre o dia das consultas ou se deixam de vir ao Município por falta de transporte nas suas cidades de origem. A situação será registrada pelos integrantes da UVEBS para que seja encontrada uma solução. Uma das respostas pode ser a possibilidade de haver o contato direto do AME com o paciente e assim viabilizar a confirmação ou não de suas presenças às consultas médicas.

Do AME, os vereadores seguiram para o hospital Irmã Dulce onde foram recebidos pelo superintendente da unidade, Inácio Lopes Júnior, e diretores. A comitiva percorreu dependências como setores de internação em UTI adulta, Neo-Natal e Pediátrica, além da lavanderia e área administrativa.

Para o presidente da UVEBS, Leandro do Avelino, as infraestruturas do AME e do Hospital Irmã Dulce vão servir para comparação aos demais serviços prestados por outros municípios. “Todos os vereadores ficaram impressionados com o que viram em Praia Grande. Sem dúvida, os serviços prestados tanto pelo AME como pelo Irmã Dulce são excepcionais e esta boa situação vai embasar nosso levantamento sobre o perfil de saúde da Baixada”, destacou.

Pauta - Sobre Praia Grande, o presidente da UVEBS afirmou que irá discutir com os demais vereadores os problemas de falta de médicos e até a demanda de vagas de UTI, que é comum em toda a região. A flexibilização de horários dos médicos, condicionado à carga horária de 20 horas, além da volta do Central de Regulação de Vagas para a Baixada Santista, estará na pauta de reivindicações a ser elaborada pelo grupo.

De acordo com o vereador Leandro do Avelino, o objetivo das visitas aos setores de saúde da região é ouvir gestores e elencar as necessidades e características positivas da área nas cidades.

“Queremos observar e registrar aquilo que cada gestor enxerga como prioridade em suas pastas. Com os dados em mãos, iremos elaborar um documento apontando as principais carências da saúde na região e assim poderemos reivindicar soluções junto aos governos Estadual e federal”, enfatizou.

A primeira cidade visitada pela UVEBS foi Santos e a próxima será São Vicente.






Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Praia Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário