terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Vereadores reivindicarão reforço policial para a temporada

Parlamentares se reuniram com novo delegado titular do Município, Flávio Máximo


Os vereadores da Câmara de Praia Grande se reuniram na tarde desta segunda-feira (12) com o delegado titular do Município, Flávio Máximo, e o delegado do 1º Distrito Policial, Luiz Evandro Medeiros. Durante o encontro que ocorreu na Câmara Municipal, os parlamentares questionaram, entre outros temas, sobre a Operação Verão, que não deve contemplar o reforço de policiais civis em Praia Grande.
“Até o momento ainda não foi sinalizada a vinda de policiais civis para a Operação Verão na Cidade. Apenas o efetivo militar está confirmado”, respondeu o delegado titular do Município, Flávio Máximo, quando questionado pelos parlamentares.
Por este motivo, os vereadores devem apresentar trabalhos no sentido de sensibilizar o Governo do Estado para que envie efetivo da polícia civil para o Município, na última Sessão Ordinária do ano, que será realizada nesta quarta-feira (14), às 20 horas. Os parlamentares também irão se reunir com o prefeito Roberto Francisco dos Santos, na terça-feira (13) para somar esforços em suas reivindicações.
Segundo o presidente da Câmara, caso não haja reforço, a situação ficará difícil, pois a falta deste efetivo, que engloba investigadores, delegados e escrivães, pode prejudicar o atendimento dos trabalhos. “Nossa preocupação se dá no sentido de haver contingente de policiais militares para fazer prisões nas ruas, porém pouco efetivo para lavrar boletins de ocorrência”, comentou Rezende.
Além desses problemas, os vereadores apontaram a dificuldade para dar andamento em processos e inquéritos, pois os policiais devem parar estes trabalhos para priorizar atendimento ao público. Também lamentaram a não abertura da Delegacia Sede e o 1º DP, durante 24 horas por dia. “A Cidade tem 260 mil habitantes e chega a receber mais de 1 milhão de turistas na alta temporada. Com mais  pessoas no Município, o índice de delitos tende a aumentar. Ficará difícil sem o contingente aumentado, pois trata-se de uma sazonalidade”, comentou o vice-presidente, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho (PMDB).
Também participaram da reunião os vereadores Francisco Rodrigues Bonito Neto (PMD), Katsu Yonanime (PSBD), Leandro Rodrigues Cruz (PPL), Marco Antonio de Sousa (PMN), Paulo Emílio de Oliveira (PRB) e Sergio Luiz Schiano de Souza (PSB). 
Delegado titular – Flávio Máximo assumiu como delegado titular do Município em 16 de novembro.  O novo gestor atua há 25 anos na Região e esteve a frente do Ciretran de Praia Grande em 2007. “Conheço os problemas da Cidade e quero fazer um bom trabalho. Nosso objetivo é atuar em conjunto com o Ministério Público, o Poder Judiciário e Guarda Civil Municipal”.
O delegado foi elogiado pelos vereadores pela recente operação no Bairro Caieiras, onde foram apreendidos drogas, armas, munições, mídias piratas, veículos e objetos de origem criminosa.  A operação ainda resultou na prisão de Shrek, um dos acusados de liderar o tráfico na área. “Outras operações como estas devem ser realizadas no Município em breve. Queremos identificar as lideranças do crime para agirmos de forma efetiva contra isso”, finalizou o delegado.

Fonte:  Assessoria de Imprensa CMPG
Jornalista:
Christiane Disconsi MTB 52.820

Vereador Leandro do Avelino Sessão de 07/12/2011 - 41ª Sessão Ordinária

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Sessões da Câmara de Praia Grande terão novo horário em 2012



As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Praia Grande devem ter novo horário em 2012. As plenárias continuarão sendo realizadas às quartas-feiras, porém às 10 horas da manhã, e não mais às 20 horas, como ocorre este ano.

A mudança é determinada pelo Projeto de Resolução nº 04/11, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, aprovado em primeira discussão, por unanimidade, durante a 41ª Sessão Ordinária, na quarta-feira (7). A propositura volta a ser discutida na próxima reunião, na quarta-feira (14), às 20 horas.

O presidente da Câmara, Antonio Carlos Rezende (PSDB) justificou a alteração. “As sessões que iniciam às 20 horas ultimamente têm terminado perto da meia noite, o que prejudica a população e servidores da Casa, pois muitos dependem do transporte público para se locomoverem”.

Também assinam o projeto os vereadores Hugulino Alves Ribeiro (PSB), 1º secretário, e Francisco Rodrigues Bonito Neto (PMDB), 2º secretário.


Por Christiane Disconsi, MTB 52.820

Resumo da Sessão de 07/12/2011 - 41ª Sessão Ordinária




LEANDRO RODRIGUES CRUZ (PPL) – Leandro do Avelino apresentou requerimento questionando a gerência da Sabesp sobre o abandono nas obras para troca de tubulação na Avenida Roberto de Almeida Vinhas, nos bairros Mirim e Guilhermina. O vereador quer saber qual a previsão para a solução do problema, já que a via encontra-se com trânsito prejudicado e ciclovia deixou de existir nos trechos mencionados.  Em outro requerimento, o parlamentar argúi a secretária de Educação, Maura Lígia Costa Russo e o prefeito Roberto Francisco dos Santos, sobre a falta de fraldas em creches municipais. Por meio de indicação, o vereador pede a extensão da pavimentação da Rua Projetada III, no Bairro Caieiras; instalação de lombada na Rua Ildefonso Galeano, Bairro Tupiry; e a colocação de placa indicativa contendo nome e CEP na Rua Boa Viagem, Bairro Guilhermina. Solicita também desobstrução de bueiro na Rua Ildefonso Galeano, Bairro Tupiry; desobstrução de bueiros e galerias pluviais existentes em toda extensão da Rua José Julio Martins Batista, Bairro Antártica; e serviços de limpeza e término do calçamento da Avenida Alcides Candido dos Santos, Bairro Maracanã.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Resumo da Sessão de 30/11/2011 - 40ª Sessão Ordinária





LEANDRO RODRIGUES CRUZ (PPL) – Leandro do Avelino, como também é conhecido, apresentou requerimento com questionamentos às autoridades de segurança do Município e ao prefeito, Roberto Francisco dos Santos, sobre providências a serem tomadas em relação ao crescente número de assaltos a carteiros na Cidade. Por meio de outro requerimento, solicitou a criação de nova Comissão Especial de Vereadores (CEV) para acompanhar o processo de regularização fundiária no Município. Através de indicação ao prefeito, reivindicou a colocação de escoria entre as ruas Roberto Santos e N, no Bairro Vila Sônia para que fossem amenizados os problemas de enchentes em dias de chuva. O vereador solicitou ainda a manutenção das lâmpadas na Rua Maria Peres no Bairro Vila Sônia e a duplicação de braços de luz na Rua Ângelo Perino, no Bairro Mirim. Por fim, pediu que fossem tomadas providências cabíveis sobre dois terrenos, nos bairros Parque das Américas e Vila Sônia.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Vereadores Mirins apresentam seus trabalhos em sessão simulada



Soluções para promover o acesso à internet e livros, criação de praças e espaços culturais, instituição de programas de reciclagem, melhorias nos bairros e na segurança da Cidade e até uma campanha social de Natal. Estas e outras sugestões foram apresentadas pelos 13 vereadores mirins, seus suplentes, prefeito e vice-prefeito mirins, durante a sessão legislativa simulada, realizada na noite da última sexta-feira (25), na Câmara Municipal de Praia Grande.

A plenária, que ocorreu nos moldes de uma sessão legislativa real, com direito a leitura de trabalhos pelos autores e votação dos colegas, faz parte do projeto Cidadania Mirim. O programa, implantado pela Secretaria de Educação (Seduc) em parceria com a Câmara, promove a cidadania nas crianças e adolescentes, levando-os a se envolverem com questões sociais e preparando-os para serem adultos atuantes em prol da sociedade.

Para a secretária de Educação, Maura Lígia Costa Russo, é fundamental politizar as crianças. “A base é a escola municipal e nos esmeramos para fazer o melhor, pois sabemos que é na base que são construídos o caráter, o espírito crítico e a cidadania. É importante entender a política. Por isso, além deste projeto, estamos iniciando a construção de grêmios estudantis para formar lideranças nas crianças desde pequenas”, ressaltou.

O vice-prefeito, Arnaldo Amaral, falou sobre a importância do trabalho do Legislativo. “Nesta Casa se decide o destino de uma Cidade e o destino do povo. Foi aqui que iniciei minha vida política e é daqui que saem novos líderes. Por isso este projeto é tão importante, para que conheçam a função dos vereadores, da política de nosso Município, e aprendam para que possam participar fiscalizando e reivindicando”, comentou.

O vice-presidente da Câmara, vereador Esmeraldo Vicente dos Santos (PMDB), o Dinho, falou em nome dos demais parlamentares e comentou a alegria de abrir as portas da Câmara para os alunos da rede municipal. “Este projeto que começou com o vereador Neno e foi retomado em 2009, pelo vereador Katsu Yonanime (PSDB), estimula a cidadania, mostrando aos jovens, direitos e obrigações. Falo por todos os membros desta Casa quando digo de nossa alegria e satisfação ao receber as crianças e seus pais. Esperamos que estes atos se repitam por muito anos e que essas crianças continuem empenhadas para que possam nos representar no futuro”.

Sessão – Pela primeira vez, o Cidadania Mirim contou com uma sessão legislativa simulada, em que os alunos puderam expor seus trabalhos para a comunidade. Para que tudo corresse bem, o deputado federal jovem, do Programa Parlamento Jovem Brasileiro, Anderson Teixeira, realizou ensaios com os vereadores mirins. “A intenção foi mostrar a eles o sentido do que estavam vivendo e da importância do programa. Aprenderam sobre política e depois participaram de um ensaio. Para a maioria foi um fato inédito, pois nunca haviam tido acesso ao trabalho do Legislativo”.

Formado em escolas municipais de Praia Grande, Teixeira é o único represente da Baixada Santista no programa da Câmara dos Deputados. “Ao participar do Cidadania Mirim me vi refletido naquelas crianças, pois também fui aluno da rede municipal, com muito orgulho. Parabenizo a Seduc pelo apoio que tive e pelo brilhantismo do programa”.

Cidadania Mirim - O processo consiste na escolha de estudantes para representarem sua comunidade na Câmara Municipal. Cada um deles terá como padrinho um vereador do Legislativo, que orientará o vereador mirim e seu suplente ao acompanharem os trabalhos da Câmara e Prefeitura para que também possam indicar propostas.

O programa prevê a eleição de um prefeito, um vice-prefeito, 13 vereadores e 13 suplentes. Os alunos são escolhidos em votação, pelos próprios colegas, e ainda são avaliados de acordo com as propostas que apresentaram para melhorias nos locais onde vivem. Os empossados terão mandato de um ano, que pode ser estendido até a votação de novos membros. 

Confira a lista dos eleitos e seus padrinhos para 2011/2012:
Prefeito Mirim – João Victor Tavares – EM Mário Possani
Prefeito Municipal – Roberto Francisco dos Santos (PSDB)

Vice-prefeito Mirim – Igor Santana de Paiva – EM Profª Isabel Figueroa
Vice-prefeito Municipal – Arnaldo Alberto Amaral (PSB)

Vereadora Mirim – Larissa dos Santos Ferreira (presidente da Câmara)  – EM Dr. Roberto Shoji
Vereador – Antonio Carlos Rezende (PSDB)
Suplente – Estefani Santos da Silva – EM Thereza Magri

Vereador Mirim – Fábio Alex Lopes Freitas – EM Cidade da Criança
Vereador- Antonio Cavalcante da Silva (PSDB)
Suplente – Ester Santana – EM José Padin Mouta

Vereadora Mirim – Aline Rezende de Oliveira – EM Elza de Carvalho
Vereador – Antonio Eduardo Serrano (PSB)
Suplente - Reynaldo Corsini Neto – EM São Francisco de Assis

Vereador Mirim – Vinícius Jordão de Souza – EM Franco Montoro
Vereador – Esmeraldo Vicente dos Santos (PMDB)
Suplente – Nathália Gama da Silva – EM José Julio Martins Baptista

Vereadora Mirim - Beatriz Freitas Silva – EM Roberto Mario Santini
Vereador – Euvaldo Reis dos Santos Menezes (PTN)
Suplente – Victória Christina Silva – EM Ary Cabral

Vereadora Mirim – Bruna Lúcia Leite Arone – EM Roberto Mario Santini
Vereador – Francisco Rodrigues Bonito Neto (PMDB)
Suplente – Ana Victória de Moraes – EM Thereza Magri

Vereador Mirim – Daniel Boonier Bernardo – EM São Francisco de Assis
Vereador – Heitor Orlando Sanchez Toschi (PSD)
Suplente – Daniella dos Santos Bittencourt – EM Antonio Peres

Vereadora Mirim – Wictoria Pamplona – EM Estina Campi Baptista 
Vereador – Hugulino Alves Ribeiro (PSB)
Suplente – Kervin Kahue da Silva – EM Lions Clube Ocian

Vereadora Mirim – Khatriny Nascimento de Sousa – EM Dr. Roberto Shoji
Vereador – Katsu Yonamine (PSDB)
Suplente – Dafny Luara do Nascimento – EM Estina Campi

Vereadora Mirim – Rafaela Rodrigues Sebastião – EM Sebastião Tavares
Vereador – Leandro Rodrigues Cruz (PPL)
Suplente – Thaís Maria Miranda – EM Wilson Guedes

Vereador Mirim – Tharick Daniel Benck Vitório – EM Ronaldo Lameira
Vereador – Marco Antonio de Sousa (PMN)
Suplente – Arthur Silva Valério – EM Vila Mirim

Vereadora Mirim – Vitória Xavier de Araújo – EM Dra. Ana Babette
Vereador – Paulo Emílio de Oliveira (PRB)
Suplente – Amauri Borges da Silva – EM Rubens Lara

Vereadora Mirim – Bianka Noemy Santos – EM Cidade das Crianças
Vereador – Sérgio Luiz Schiano de Souza (PSB)
Suplente – Jhennifer Santos Souza – EM Paulo Shigueo


Por Christiane Disconsi, MTB 52.820

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Diversidade marca solenidade de entrega da Medalha Câmara Municipal

Treze personalidades foram homenageadas em sessão solene

Treze personalidades de Praia Grande foram homenageadas com a Medalha Câmara Municipal em Sessão Solene, realizada na noite da última sexta-feira (18). A condecoração prevista no Decreto Legislativo nº 02/02 é concedida anualmente aos cidadãos que, em diferentes áreas de atuação, tenham prestado relevantes serviços ao Município.
Este ano, a diversidade foi marcante. A lista de homenageados contava com o atleta Silvio de Oliveira, o Gibi, o motorista de ônibus Onofre da Silva Filho, e o secretário de Saúde Pública, Adriano Bechara. Também foram condecorados empresários, comerciantes, carnavalescos, educadores e policiais.

Confira os nomes das personalidades que foram homenageadas pelos parlamentares:
Antonio Carlos Rezende (PSBD): Rogério Barboza Lacalentola – Capitão da PM
Antonio Cavalcante da Silva (PSDB): Ailton Batista da Silva - comerciante
Antonio Eduardo Serrano (PSB): Augusto Hernani Cardoso – comerciante
Esmeraldo Vicente dos Santos (PMDB): Rogério Mazio do Rego – presidente da Escola de Samba Casa do Mestiço
Euvaldo Reis dos Santos Menezes (PTN): Onofre da Silva Filho – motorista de ônibus
Francisco Rodrigues Bonito Neto (PMDB): Darcy Pereira da Fonseca - empresário
Heitor Orlando Sanchez Toschi (PSD): José Fernandes dos Santos – empresário e voluntário na ONG Amor Exigente
Hugulino Alves Ribeiro (PSB): Sidney Cardoso da França – Fundador do Colégio França
Katsu Yonamine (PSDB): Adriano Springmann Bechara – Secretário de Saúde Pública
Leandro Rodrigues Cruz (PPL): Adérito Serafim Simões – empreendedor
Marco Antonio de Sousa (PMN): Marcos Antonio da Silva (Jabá) – advogado
Paulo Emílio de Oliveira (PRB): Silvio de Oliveira (Gibi) – bodyboarder profissional
Sérgio Luiz Schiano de Souza (PSB): Wilson Roberto Mendes de Sá – Força Tarefa

Informações para a Imprensa
Christiane Disconsi MTB 52.820
Assessora de Imprensa
Câmara de Vereadores da Estância Balneária de Praia Grande

Segunda votação do Orçamento Municipal ocorre nesta quarta-feira

Sessão será específica para avaliar a Lei Orçamentária que define recursos para 2012


O Projeto de Lei nº 68/11, que dispõe sobre o Orçamento Municipal para 2012, será votado em segunda discussão nesta quarta-feira (23), às 20 horas, durante a 39ª Sessão Ordinária. A plenária será específica para a avaliação da peça orçamentária fixada em R$ 793.981.651,00. Deste valor, R$ 708.007.400,00 serão destinados ao Executivo; R$ 67.231.562,00 ao Instituto Municipal de Previdência de Praia Grande (IPMPG); e R$ 18.742.689,00 para o Legislativo.
Durante a sessão também serão votadas, uma a uma, as 18 emendas apresentadas pelos vereadores durante a primeira discussão do projeto. Destas, 17 são de autoria do vereador Leandro Rodrigues Cruz (PPL), conhecido como Leandro do Avelino, e uma do vereador Euvaldo Reis dos Santos Menezes (PTN), o Vitrolinha.
Todas as retificações foram analisadas pela comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, composta pelos vereadores Sérgio Luiz Schiano de Souza (PSB), Antonio Cavalcante da Silva (PSDB) e Francisco Rodrigues Bonito Neto (PMDB).
As emendas foram avaliadas considerando a compatibilidade com o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Além disso, há análise da indicação de recursos necessários, que não podem envolver dotações para pessoal, serviços de dívida e transferências tributárias para autarquias e fundações mantidas pelo Poder Público Municipal.


FONTE: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal 

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Vereadores apresentam 18 emendas ao Orçamento Municipal


Peça será votada em segunda discussão na 39ª Sessão Ordinária
O Projeto de Lei nº 68/11, que dispõe sobre o Orçamento Municipal para 2012, foi aprovado em primeira discussão com oito votos favoráveis e três contrários, durante a 37ª Sessão Ordinária, presidida pelo vereador Antonio Carlos Rezende (PSDB), realizada na quarta-feira (9). Na plenária, exclusiva para a votação desta matéria, foram apresentadas 18 emendas à propositura. Destas, 17 são de autoria do vereador Leandro Rodrigues Cruz (PPL), conhecido como Leandro do Avelino, e uma do vereador Euvaldo Reis dos Santos Menezes (PTN), o Vitrolinha.
Todas as retificações foram encaminhadas para análise da comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, que tem prazo de dez dias para exarar parecer. Com isso, a segunda discussão da matéria, assim como as emendas que serão votadas e debatidas individualmente, deve ser pautada na Ordem do Dia da 39ª Sessão Ordinária, no próximo dia 23, às 20 horas.
 As 17 emendas do vereador Leandro do Avelino totalizam cerca de R$ 6 milhões. Sendo R$ 2,8 milhões realocados dos recursos destinados à Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) - que dispõe na peça original de R$ 108.192.812,00 - para programas das secretarias de Saúde; Relações de Trabalho e Emprego; Promoção Social; Obras Públicas; Habitação; Urbanismo e Meio Ambiente; Cultura e Turismo; e Juventude Esportes e Lazer.
O vereador também sugere a transferência de R$ 3,2 milhões da Reserva de Contingente - para qual originalmente foram destinados R$ 11 milhões - para serem empregados em ações de Trânsito e Transporte; Guarda Civil Municipal; Obras Públicas; Serviços Urbanos; Educação; Saúde e Promoção Social. 
Já a emenda do vereador Virtolinha solicita que o valor de R$ 84 mil, destinado especificamente às instituições esportivas privadas sem fins lucrativos, na dotação da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), sejam empregados integralmente no pagamento de taxas de arbitragem, inscrições de clubes e aquisição de troféus e equipamentos para a Liga de Futebol Amador de Praia Grande.
Líder do prefeito, o vereador Antonio Eduardo Serrano (PSB), comentou o orçamento enviado pela Administração. “Foi elaborado com muito critério e responsabilidade. Este orçamento prioriza Saúde e Educação e segue as determinações constitucionais. O prefeito não gasta o que quer, mas o que pode e principalmente o que a lei garante. As emendas são válidas e todas serão discutidas para que seja verificada a viabilidade das mesmas”, comentou.   
As emendas serão avaliadas considerando a compatibilidade com o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Além disso, haverá análise da indicação de recursos necessários, que não podem envolver dotações para pessoal, serviços de dívida e transferências tributárias para autarquias e fundações mantidas pelo Poder Público Municipal.
Orçamento - O orçamento está fixado em R$ 793.981.651,00. Sendo R$ 708.007.400,00 destinados ao Executivo; R$ 67.231.562,00 ao Instituto Municipal de Previdência de Praia Grande (IPMPG); e R$ 18.742.689,00 para o Legislativo.
Do montante dedicado ao Executivo, Educação, Saúde e Serviços Urbanos ficaram com a maior fatia. À Educação foi destinado R$ 231.105.456,00, o equivalente a 26,74% do orçamento. O valor excede o mínimo constitucional, que exige que haja aplicação mínima de 25% dos recursos próprios nesta área. Para Saúde, R$ 145.274.199,00, representando 23,23%, acima do mínimo constitucional que é de 15%. Já Serviços Urbanos ficou com R$ 108.192.812,00.
A peça conta ainda com recursos reservados às despesas com pessoal e folha de pagamento. O montante empregado será de R$320.576.319,00, o que representa 43,48% da receita corrente líquida. O valor atende o limite prudencial de 48,60%.
Informações para a Imprensa
Christiane Disconsi MTB 52.820
Assessora de Imprensa
Câmara de Vereadores da Estância Balneária de Praia Grande
(13) 3476-1717/ 7822-2784/ ID 55*44*63141
imprensa@camaraparaiagrande.sp.gov.br
www.camarapraiagrande.sp.gov.br

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Resumo dos trabalhos do vereador Leandro do Avelino na 35ª Sessão Ordinária de 26/10/2011

LEANDRO RODRIGUES CRUZ (PPL) – Leandro do Avelino apresentou requerimento com questionamentos ao comandante de Policiamento do Interior, tenente-coronel Sergio Del Bel Junior, sobre a vinda de 120 policiais para reforçar a segurança do Município. O vereador que já fez moção de repúdio ao governador Geraldo Alckmin pela falta de ações sobre o tema em Praia Grande, quer saber se os novos policiais irão compor o efetivo do 45º BPMI e quando estes homens iniciam os trabalhos na Cidade. Em outro requerimento, o parlamentar argúi o diretor da Viação Piracicabana, Alceu Cremonesi Junior, sobre o prazo para cumprir as exigências do edital para concessão de serviços de transporte público, tais como reforma dos terminais rodoviários e instalação de painéis digitais, em pontos de parada. No terceiro requerimento apresentado, o vereador parabeniza dois alunos da Fatec PG pela participação na 5ª Edição da FETEPS, com projetos que foram classificados para a fase final do evento. Através de indicação ao prefeito, Roberto Francisco dos Santos, sugeriu a implantação de projeto semelhante ao “Praça em Movimento”, da Prefeitura de São Paulo, na Praça dos Mamonas; manutenção completa do PS Quietude; instalação de ponto de ônibus em frente à agência do INSS no Bairro Tupi; intensificação da atuação dos fiscais da dengue no Bairro Mirim; instalação de placa indicativa com nome da rua e CEP, na Rua Boa Viagem, Bairro Guilhermina e ponto de carga e descarga na Avenida Castelo Branco, Bairro Caiçara. Pediu ainda serviços de limpeza em ruas e manutenção de bueiros e buracos em vias da Cidade.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Resumo da 34ª Sessão Ordinária - de 19/10/2011

LEANDRO RODRIGUES CRUZ (PPL) – Leandro do Avelino apresentou requerimento questionando o prefeito Roberto Francisco dos Santos sobre os alvarás de música expedidos aos estabelecimentos comerciais no Município. O trabalho deve ser votado na Ordem do Dia da próxima Sessão Ordinária. Por meio de indicação, solicita manutenção da iluminação pública na Rua Caiapós, esquina com a Rua Tapajós, Bairro Tupi. O parlamentar também reivindica a limpeza dos bueiros na Avenida dos Cidadãos e em frente às escolas municipais Nicolau Paal e Domingos Soares, no Bairro Ribeirópolis. Por fim, pede ao prefeito que solicite junto à Sabesp, reparo emergencial em buraco na Rua Jaú, no cruzamento com a Rua Londrina, Bairro Boqueirão.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PRONUNCIAMENTO

Queridos amigos,

Como gosto muito de compartilhar com vocês que me acompanham via redes sociais o meu trabalho, publíco agora o pronunciamento que fiz ontem na tribuna da Câmara Municipal de Praia Grande abordando minha saída do PMDB. Devo satisfações a todos vocês que tanto que me apoiam e faço com prazer.


Sr. Presidente
Srs. Vereadores,



PRONUNCIAMENTO


“Na política, a verdade deve esperar o momento em que todos precisem dela.”
Esta frase de Bjornstjerne Bjornson, um escritor norueguês nascido em 1832, traduz perfeitamente a agonia e o sofrimento que um político sério, que caminha ao lado da verdade e do respeito aos seus ideais sente, ao começar a aprender o que é fazer política.
Quando decidimos participar da política praiagrandense, tanto eu quanto meu pai, fomos ludibriados e usados como peões de xadrez por muito tempo, de modo a servir aos interesses do grupo de pessoas subservientes ao político dominante desta cidade. Grupo de pessoas este que nos enganam, ou se enganam, ao se auto denominarem: Grupo Político.
Digo isso, pois entendo que exista grupo político, quando há união de pensamentos e propósitos na busca do bem comum. Algo que, para melhor explicar a vocês, me faz lembrar o vôo das gaivotas, que voam em forma de V com o propósito de cortar o vento e, assim, ajudarem-se entre si. E que constantemente alteram a liderança do grupo de forma a proporcionar novas idéias ao restante, novos planos de vôo.
Mas o que vejo em minha cidade, assemelha-se a um grande lago cheio de patos, que vivem dos pedaços de pães jogados pelos visitantes e que esperam o marreco chefe comer para, aí então, se alimentarem das migalhas, e assim viverem por 4, 8, 20 anos.
Senhoras e senhores, este caminho que inicialmente percorri ao lado desta classe dominante, não me furto em classificar de forma diferente, senão um caminho de inocência e comodismo.
Inocência claro, por ter acreditado que estas pessoas que dominam o cenário político municipal, realmente acreditam e incentivam os cidadãos que, de uma forma ou de outra, demonstram alguma vontade (ou vocação) de ingressar na política para, de algum jeito, contribuir para o desenvolvimento da cidade.
Na verdade o que eles fazem é trazer-nos para perto, para acertarem com maior facilidade a mira, e aniquilarem qualquer fonte de vontade e desejo de fazer política de verdade.
Comodismo também. Sou sujeito homem, filho de nordestino e, portanto, jamais vou me esconder ao deparar-me com minhas próprias fraquezas. Procuro identificá-las e combatê-las, ao invés de fingir que elas não existem.
E esta fraqueza chamada comodismo foi achar que o caminho mais fácil seria o mais prazeroso. Um erro primário pensar assim, pois quanto mais dura e penosa a batalha, maior é a satisfação da conquista.
Conquista, palavra cara, e quando digo cara, não falo pensando nas cifras investidas neste sonho. Mas falo do desgaste, do aborrecimento e das surpresas (por vezes desagradáveis) que a vida nos oferece.
A dor da ausência de alguém amado, não pode ser curada, nem sequer ignorada, ao contrário, ela deve ser cultivada e encarada com aceitação. Não pode nos afastar da fé, mas sim servir como fator multiplicador dela, acreditando que o Pai Celestial, possui sempre um plano maravilhoso para cada um de nós.
Fé... uma palavra tão pequena, tão simples, mas para alguns, como eu, tão importante. A fé é, talvez, a maior riqueza que possuo. Sou rico sim, sou milionário de fé.
E fé em todos os sentidos: fé em Deus, fé nas pessoas, fé no amanhã...
Como diz a banda O Rappa: minha fé é meu jogo de cintura, pois é ela quem me faz acreditar todos os dias que eu vou conseguir, que eu vou chegar, e conquistar o meu lugar ao sol, mas sem pisar na cabeça de ninguém.
E é com ela, com esta fé gigante e inabalável que, há uma semana, deixei o meu partido, o PMDB.
Muitos de vocês podem estar se perguntando: tá bom... você mudou de partido, atitude tão comum e corriqueira no dia a dia da política: então pra quê tanto alarde?
O que acontece é que, apesar de entender que os partidos políticos no Brasil, muitas vezes, não seguem os seus propósitos, tendo se transformado em instituições em constante desprestígio, o caminho que escolhi, ainda em 2004, e que me permite usar esta tribuna hoje, depende deles.
E digo a vocês que jamais me agradou ter de trocar de partido. Tanto é que o faço pela segunda vez. E pelos mesmos motivos: a busca por liberdade e independência.
Fico triste sim, por ver que devolveram o partido para as mãos do seu maior traidor dentro desta cidade. Um senhor que era prefeito eleito do PMDB e que, da noite para o dia, virou tucano. Sem contar que ano passado, enquanto ele fazia campanha pro Serra, eu subia em caminhão de som na Av. Costa e Silva, pedindo voto pra Dilma e também para o Sr. Michel Temer, candidato a vice.
Mas fico feliz, por saber que logo cedo em minha vida pública, descubro que este partido não é para mim, pois é pequeno demais para meus sonhos. É distante demais das minhas convicções.
Mas enfim, valeu. Agradeço de coração ao meu padrinho de partido, Alexandre Cunha e agradeço ao partido que me deu a chance de estar vereador.
Como disse a pouco, parto com a sensação do dever cumprido. Com a consciência de que honrei aquilo que imaginei ser importante para vocês, senhores caciques peemedebistas. Mas vejo que vossa ideologia hoje, se assemelha mais, aos agora seus líderes.
Uma referência especial ao amigo Dinho: compartilhar da sua amizade e do nosso respeito mútuo foram duas das coisas que mais valeram neste período. Tenho certeza que enquanto você estiver no partido, haverá esperança de mudança para ele, e mudança para melhor.
Liberdade e Independência, os motivos que me fizeram sair do PMDB, e os ideais de meu novo partido.
Depois de algumas propostas, e alguns projetos apresentados para a escolha de minha nova agremiação, optei pelo PPL-PARTIDO PATRIA LIVRE.
Agradeço ao presidente municipal, meu querido Paulo Ruy, e também ao presidente estadual, Sr. Miguel Manso Perez, bem como a todos os filiados e pré-candidatos a vereador, pela acolhida. Saibam que mais do que um correligionário, vocês ganharam um soldado do partido.
Partido esse que, nas próximas eleições, trabalhará para que os eleitores de Praia Grande possam refletir e escolher:
OU FICAR A PRAIA LIVRE, OU CIDADE MAIS SERVIL.
MUITO OBRIGADO.