quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

União dos Vereadores comemora dois anos de fundação com grandes conquistas


Em março deste ano a União dos Vereadores da Baixada Santista (UVESB), completa dois anos de fundação e comemora grandes conquistas. Na presidência da entidade desde a sua fundação o vereador de Praia Grande, Leandro Rodrigues Cruz, o Leandro do Avelino (PPL), comenta como surgiu a organização, faz um balanço dos trabalhos e revela os próximos passos da organização.

O R8 – De onde surgiu a idéia de se criar a União dos Vereadores da Baixada Santista?

Leandro do Avelino: A idéia se criar uma entidade metropolitana que agregasse vereadores de todas as cidades da Baixada Santista surgiu no final de 2009 em uma conversa informal entre vereadores e pessoas ligadas a política regional. Há alguns anos atrás esta proposta já tinha sido cogitada, mas, devido a uma série e circunstancias acabou não saindo do papel e após um esforço conjunto em março de 2009 em uma votação realizada na Câmara Municipal de Praia Grande a Uvebs foi fundada. Tendo em sua diretoria nomes de peso na política regional como os dos vereadores Marco Bittencourt e Caio França de São Vicente, Valter Sumam do Guarujá, Adilson Junior e Hugo Duppré de Santos, Rafael Redó de Mongaguá, André de Paula de Peruíbe, Renato Faustino de Bertioga, Rogélio Salceda de Itanhaém, Hugo Ribeiro e Dinho de Praia Grande, entre outros.

O R8 – Nestes dois anos a entidade alcançou diversas conquistas no cenário político regional. Quais as principais?

Leandro do Avelino: De fato a União dos Vereadores pode ser considerada uma entidade vitoriosa, pois, em pouco tempo de existência ela alcançou grandes vitórias. A primeira delas foi o assento nas reuniões da Agência de Saúde da Baixada Santista junto ao Dr. David Uip. Outra grande conquista em caráter conjunto foram os fóruns de debates regionais realizados nas cidades da Baixada Santista onde temas importantes como a segurança, o meio ambiente e o transporte foram debatidos em caráter metropolitano. Outra meta alcançada após grande esforço foi a criação da Câmara Temática Legislativa no Condesb e recentemente através de uma consulta jurídica da Câmara Municipal de São Vicente a Uvebs conquistou a formalização de uma subvenção a partir de janeiro de 2013.

O R8 – De acordo com o estatuto da organização o senhor não pode mais se reeleger a presidência desta forma como vê sua passagem pelo cargo?

Leandro do Avelino: Verdade.  Segundo o estatuto a presidência só pode ser disputada por duas vezes consecutivas sendo assim em março deste ano eu deixo o cargo. Mas, conforme mencionado eu acredito que essa passagem vai ser bem tranqüila e mais do que isso ela me deixa com um sentimento de dever cumprido, pois, conforme dito anteriormente as conquistas foram muitas e tendo em vista que a organização começou sem subsidio algum contando apenas com a esperança e a boa vontade dos envolvidos em lutar por soluções de problemas regionais eu considero que as expectativas foram completamente superadas, sendo assim deixo a União dos Vereadores da Baixada Santista com um sentimento de dever cumprido.

ELEIÇÃO - A votação para a nova diretoria da União dos Vereadores esta marcada para o dia 2 de março na Câmara Municipal de São Vicente e a posse será realizada no dia 30 no mesmo mês na Câmara Municipal de Praia Grande.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

01ª Sessão Ordinária - Dia 01/02/2012

Resumo da 1ª Sessão Ordinária - 01/02/2012

LEANDRO RODRIGUES CRUZ (PPL) – Leandro do Avelino apresentou requerimento com questionamentos ao prefeito Roberto Francisco dos Santos sobre a área escolhida para a implantação de uma Zona de Processamento e Exportação (ZPE) no Município. O vereador ressalta que o local selecionado em 2008 encontra-se em litígio judicial e indaga a respeito de providências que deveriam ser tomadas pela Administração ao ter conhecimento do fato.