Os vereadores da Câmara de Praia Grande se reuniram na tarde desta segunda-feira (12) com o delegado titular do Município, Flávio Máximo, e o delegado do 1º Distrito Policial, Luiz Evandro Medeiros. Durante o encontro que ocorreu na Câmara Municipal, os parlamentares questionaram, entre outros temas, sobre a Operação Verão, que não deve contemplar o reforço de policiais civis em Praia Grande.
“Até o momento ainda não foi sinalizada a vinda de policiais civis para a Operação Verão na Cidade. Apenas o efetivo militar está confirmado”, respondeu o delegado titular do Município, Flávio Máximo, quando questionado pelos parlamentares.
Por este motivo, os vereadores devem apresentar trabalhos no sentido de sensibilizar o Governo do Estado para que envie efetivo da polícia civil para o Município, na última Sessão Ordinária do ano, que será realizada nesta quarta-feira (14), às 20 horas. Os parlamentares também irão se reunir com o prefeito Roberto Francisco dos Santos, na terça-feira (13) para somar esforços em suas reivindicações.
Segundo o presidente da Câmara, caso não haja reforço, a situação ficará difícil, pois a falta deste efetivo, que engloba investigadores, delegados e escrivães, pode prejudicar o atendimento dos trabalhos. “Nossa preocupação se dá no sentido de haver contingente de policiais militares para fazer prisões nas ruas, porém pouco efetivo para lavrar boletins de ocorrência”, comentou Rezende.
Além desses problemas, os vereadores apontaram a dificuldade para dar andamento em processos e inquéritos, pois os policiais devem parar estes trabalhos para priorizar atendimento ao público. Também lamentaram a não abertura da Delegacia Sede e o 1º DP, durante 24 horas por dia. “A Cidade tem 260 mil habitantes e chega a receber mais de 1 milhão de turistas na alta temporada. Com mais pessoas no Município, o índice de delitos tende a aumentar. Ficará difícil sem o contingente aumentado, pois trata-se de uma sazonalidade”, comentou o vice-presidente, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho (PMDB).
Também participaram da reunião os vereadores Francisco Rodrigues Bonito Neto (PMD), Katsu Yonanime (PSBD), Leandro Rodrigues Cruz (PPL), Marco Antonio de Sousa (PMN), Paulo Emílio de Oliveira (PRB) e Sergio Luiz Schiano de Souza (PSB).
Delegado titular – Flávio Máximo assumiu como delegado titular do Município em 16 de novembro. O novo gestor atua há 25 anos na Região e esteve a frente do Ciretran de Praia Grande em 2007. “Conheço os problemas da Cidade e quero fazer um bom trabalho. Nosso objetivo é atuar em conjunto com o Ministério Público, o Poder Judiciário e Guarda Civil Municipal”.
O delegado foi elogiado pelos vereadores pela recente operação no Bairro Caieiras, onde foram apreendidos drogas, armas, munições, mídias piratas, veículos e objetos de origem criminosa. A operação ainda resultou na prisão de Shrek, um dos acusados de liderar o tráfico na área. “Outras operações como estas devem ser realizadas no Município em breve. Queremos identificar as lideranças do crime para agirmos de forma efetiva contra isso”, finalizou o delegado.
Fonte: Assessoria de Imprensa CMPG
Jornalista: Christiane Disconsi MTB 52.820
Jornalista: Christiane Disconsi MTB 52.820